©2019 por LBB.

Fotos de capa: Pedro Francis Lopes, Rumo Logística

Informações

Sobre o

Simpósio

O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a UNICAMP, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que o evento tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensado como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.


Em seu primeiro ano, em 2017, o foco foi apresentar pesquisas desenvolvidas dentro da Cátedra Roda-Trilho, rede de pesquisas criada e mantida pela VALE S.A., para estudar problemas tais como minimização de falhas, novos materiais, aprimoramento dos processos de fabricação, desgaste, esforços dinâmicos no contato, shakedown e outros. Também foram apresentados trabalhos desenvolvidos pela Engenharia da VALE e seus resultados. O tema principal foi “Avanços Tecnológicos e Perspectivas para o Desenvolvimento de Material Rodante” e a Palestra Inaugural foi ministrada pela Dra. Denile Boer, com o tema “Mecanismos
de Financiamento à Pesquisa Ferroviária na VALE”.

Já na sua edição de 2018, o Simpósio teve como tema “Interação Veículo-Via” e incluiu pesquisas que tratavam da dinâmica veicular, além dos temas ligados à Cátedra Roda-trilho. A Palestra Inaugural foi ministrada pelo Eng. Jorge Fernandes, da VALE, sobre o Tema “Parcerias Interinstitucionais para o Desenvolvimento de Pesquisas”. A partir desse ano, o Simpósio
passou a ser organizado também pela POLI-USP.

Essas duas primeiras edições foram um sucesso. Nas duas ocasiões tivemos casa cheia durante todo o dia, palestras interessantes, discussões técnicas e oportunidade de conversar com colegas com vivências bastante diferentes, trocando experiências e fazendo juntos planos para aprimorar a qualidade do transporte ferroviário no país.

Chegamos à terceira edição com vontade de crescer e vamos realizar o Simpósio 2019 em um espaço maior, no Auditório do Instituto Eldorado, mantendo o mesmo espírito de busca por inovação, rigor técnico e interação academia-indústria dos anos anteriores. Dessa vez, a Universidade Federal de Juiz de Fora e a UNISANTA unem-se ao grupo de instituições organizadoras e a RUMO passa a ser patrocinadora do evento, junto com a VALE, nossa parceira desde o início. Temos certeza de que esta edição será novamente um sucesso, tornando este simpósio uma referência nacional para a divulgação de resultados de pesquisas e permitindo sua perenização como um dos eventos mais importantes e influentes na área.

 

Sejam bem-vindos!

Comissão Organizadora do SEF 2019

UNISANTA

UFJF

POLI/USP

IFSP

UFES

UNICAMP

 

LOCAL

O Simpósio Ocorrerá no Auditório do Instituto de Pesquisas Eldorado, dentro do câmpus da UNICAMP em Campinas.