• Adriana Roma

Mesa-redonda sobre Ferrovia 4.0 será destaque no primeiro dia do IV SEF

Debate reunirá representantes das empresas VALE, RUMO, MRS e VLI





A quarta edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, quarta e quinta-feira, em formato totalmente online, apresentando os principais resultados de pesquisas relacionadas à tecnologia ferroviária. Já no primeiro dia do evento, às 13h20, uma mesa-redonda irá debater os desafios da Ferrovia 4.0.


Inteligência artificial, comunicação em nuvem e robótica são alguns dos subtemas que prometem enriquecer a discussão. Entre os participantes da mesa-redonda estão confirmados: Rafael Gaier, Gerente do Centro de Excelência em Ferrovias da VALE, Rafael Pinto, Gerente de Inovação da RUMO, Felipe Moreira, Consultor Ferroviário, e Lucas de Castro Valente, Especialista Ferroviário da VLI.


Os professores da Unicamp, Auteliano Antunes dos Santos Júnior e Paulo Roberto Gardel Kurka, serão os mediadores dessa mesa-redonda. Com um discurso inicial de 10 minutos para cada um dos convidados, a atividade terá, em seguida, um debate, a partir de perguntas enviadas pelo público. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site https://www.simposio-ferroviario.com.br/, até o dia 08 de maio.


Ao longo dos dois dias de evento, o IV SEF contará também com diversas palestras ministradas por autoridades nacionais e internacionais no segmento de engenharia ferroviária, bem como apresentações de trabalhos acadêmicos e das empresas patrocinadoras do Simpósio. Além da Ferrovia 4.0, serão abordados temas como projetos de lastro ferroviário, soldagem de trilhos, instrumentação de via permanente, projeto e simulação de material rodante.


Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária


Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados dessas pesquisas pudessem ser apresentados. Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) que, em seu primeiro ano, foi encabeçado por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).


Desde a sua criação, o comitê organizador do SEF cresceu e agora conta também com nomes como a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Poli (USP) e Instituto Militar de Engenharia (IME).


Informações para a imprensa:

ADRIANA ROMA adriana@haproposito.com.br Skype: adriana-roma +55 (19) 9 9816-6272

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Fotos do III Simpósio de Engenharia Ferroviária

O III Simpósio de Engenharia Ferroviária, que foi realizado no dia 22 de agosto de 2019 no Auditório do Instituto Eldorado de Campinas, foi um grande sucesso! Confira o álbum oficial de fotos do event