©2019 por LBB.

Fotos de capa: Pedro Francis Lopes, Rumo Logística

Palestrantes

Vivian Gasperino

Gerente Executiva de Inovação e P&D em Tecnologia

Rumo

Formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP em 2004, fez pós-graduação em Marketing pelo Ibmec SP (atual Insper). Tem uma experiência profissional bem diversificada, tendo passado por diferentes áreas, desafios e negócios nos últimos 15 anos. Atua há quase 7 anos no Grupo Cosan e atualmente é Gerente Executiva de Inovação e P&D em Tecnologia da Rumo, empresa de logística do grupo.

Vicente Abate

Presidente

ABIFER

Engenheiro metalurgista formado pela Escola de Engenharia Mauá, pós-graduado em
Tratamento Termomecânico de Metais pela Escola Politécnica da Universidade de São
Paulo, possui MBA em Marketing pela FGV-SP e Babson College dos EUA, além de PDE
(Programa de Desenvolvimento Estratégico) na Fundação Dom Cabral. É Consultor da Greenbrier Maxion e da Amsted Rail, diretor de diversas entidades setoriais, entre elas o SIMEFRE, e conselheiro de importantes associações do setor da mobilidade, como a ANPTrilhos.

Jorge Fernandes

Assessor - Programa Global de Transformação Digital

VALE

Engenheiro Mecânico, formado pela Escola de Engenharia da UFRJ, possui pós-graduado em Analises de Sistemas pela UFES, MBA em logística pela Escola Politécnica da USP e fez curso de especialização de Shipping and Transport na Netherlands Maritime University. Atua há mais
de 30 anos na área de logística da Vale e atualmente compõe o grupo responsável pela definição da estratégia do programa de transformação digital da empresa.

Prof. Dr. Newton Frateschi

Diretor-executivo, Inova Unicamp

Foi diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi o diretor do Centro para Componentes Semicondutores e Nanotecnologias da Unicamp de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como projetista sênior em optoeletrônica no grupo avançado de tecnologia para dispositivos fotônicos da T-Networks Inc., na Pennsylvania, Estados Unidos. Ele é mestre e PhD em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestre em Física pelo IFGW Unicamp. Frateschi também é pesquisador do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, liderando o Laboratório de Pesquisas em Dispositivos (LPD) do IFGW. É autor e coautor de mais de 100 artigos científicos e de várias patentes internacionais, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.

 

Adauto Caldara

Gerente de Tecnologia e Inovação em Ferrosos, Logística e Carvão

VALE

Engenheiro eletrônico pelo ITA, fez MBA na FGV, mestrado na UFES e curso de Inteligência Artificial no MIT. Possui 29 anos de experiência profissional no setor de logística e mineração, atuando em engenharia, projetos, tecnologia, automação e melhoria operacional. Atualmente é o responsável pela área de Tecnologia e Inovação em Ferrosos, Logística e Carvão da VALE.

Prof. Dr. Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos

Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP (2001), mestrado pela UNICAMP (2004) e doutorado pela USP (2015). Trabalhou por 5 anos na engenharia ferroviária do Instituto Pesquisas Tecnológicas (IPT) e 10 anos na Vale. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área em Engenharia Ferroviária, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios dinâmicos, contato roda e trilho e simulação dinâmica veicular.

Prof. Dr. Luiz Henrique Dias Alves

Universidade Federal de Juiz de Fora

Engenheiro Metalúrgico formado em 1984 pela Escola de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP em 2000 e Doutor pela UNESP. Atuou como engenheiro em empresas metalúrgicas de porte, gerenciando áreas de engenharia e produção por mais de 25 anos, destacando a Thyssen Fundições, Engesa, Cruzaço e Amsted Maxion. Foi Gerente Industrial da Cruzaço Fundição e Mecânica por 8 anos. Foi Gerente de Produção e Gerente de Planta da Fundição da Amsted Maxion. Atua como professor efetivo da Faculdade de Engenharia da UFJF desde 2010. Tem projetos de pesquisa e inovação com a Vale SA. com destaque para Cátedra Roda Trilho, MRS e Usiminas Mecânica.

Prof. Dr. Roberto Martins de Souza

Escola Politécnica da USP

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA - Colorado School of Mines (1999). Atualmente é professor universitário da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas. É coordenado da Cátedra Roda-Trilho da Vale.

Prof. Dr. Paulo Roberto Gardel Kurka

Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp

Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, graduado e mestre em Engenheiria Mecânica pela PUC-Rio, doutor pela University Of Manchester Institute Of Science And Technology.  Realizou estágios de pós-doutoramento no Israel-Technion Institute of Technology (1994) e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (2003). É secretário do Comitê de Dinâmica da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Realiza pesquisas na área de dinâmica de sistemas mecânico - incluindo dinâmica ferroviária -, robótica, controle e visão computacional.

Prof. Dr. Alfredo Gay Neto

Escola Poltécnica da USP

Possui graduação em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em ciências pela mesma instituição. Desenvolveu pós-doutorado na Escola Politécnica (USP) com parte do trabalho na Leibniz Universität-Hannover, Alemanha.Tem trabalhado no desenvolvimento de modelos de contato entre corpos, em particular, para aplicações envolvendo vigas e cascas. É desenvolvedor de um código próprio de elementos finitos (GIRAFFE) para aplicações em modelos com alta não linearidade geométrica e contato, em particular para aplicações ferroviárias nos últimos anos.

Profa. Dra. Liedi Legi Bariani Bernucci

Diretora da Escola Politécnica da USP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo (1987), tendo feito pesquisa para seu mestrado no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik - Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich, ETHZ, Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986. Retornou à mesma Instituição suíça para seu doutorado sanduíche com bolsa da FAPESP (1988-1989) e finalizou seu doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995). Atua na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias.

Thiago da Silva Martins

Centro de Capacitação Técnica

 

VALE

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Engenharia Ferroviária pela PUC-MG, mestrando em Engenharia de Desenvolvimento Sustentável pela UFES. Possui 11 anos de experiência profissional na Vale nas áreas de manutenção e projetos. Atualmente coordena o desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação voltados para a capacitação técnica dos funcionários da Vale atuantes nos portos, ferrovias e usinas de pelotização com foco em virtualização e simulação.

Prof. Dr. Auteliano Antunes dos Santos Jr.

Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp

Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Engenheiro Mecânico (FEIS\UNESP, 1987), Mestrado em Mecânica dos Sólidos (UNICAMP, 1992), Doutorado em Mecânica dos Sólidos (UNICAMP, 1996), Pós-doutorado em Engenharia Mecânica (Texas A&M University, 1998), Visiting Scholar no Aerospace Engineering Department (University of Michigan, 2014/2015).  É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 1-D do CNPq. Foi um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Interação Veículo-Via das Faculdades de Engenharia Civil e Mecânica da Unicamp e é o coordenador do Laboratório Ferroviário DSI-FEM-UNICAMP. É o atual Coordenador do Programa Cátedra de Vagões, rede de pesquisas em parceria com a VALE S.A. Entre as empresas com as quais tem desenvolvido trabalhos estão: VALE, Petrobrás, Faiveley Transport, Thyssenkrup , Fras-le, Union Park Limited (Hong Kong), Duroline, Termolite.